Ortopedista Especialista em Quadril

O quadril é uma articulação simples de bola e soquete. Normalmente, as partes da articulação do quadril trabalham juntas e a articulação se move facilmente sem dor. Contudo; doença, artrite ou lesão podem perturbar a função normal da articulação do quadril. Isso pode resultar em dor no quadril, dor na virilha, fraqueza muscular e movimento limitado. Expectativas de vida mais longas e maiores níveis de atividade à medida que as pessoas envelhecem levaram à substituição de articulações em maior número de pacientes.
A cavidade é formada pelo grande osso da pelve (acetábulo) e a bola é a extremidade superior do osso da coxa (cabeça femoral). Um tecido escorregadio conhecido como cartilagem articular cobre a superfície da articulação, criando uma superfície lisa que permite que os ossos deslizem facilmente entre si.
O grande osso da pelve é rodeado por uma forte fibrocartilagem conhecida como labrum, que forma um revestimento ao redor do encaixe.
Além disso, toda a articulação é cercada por faixas de tecido (ligamentos) que formam uma cápsula que age para manter a articulação unida. A superfície inferior da cápsula é revestida por uma fina membrana (sinóvia) que produz líquido sinovial que lubrifica a articulação do quadril.
Como Funciona o Quadril?
Essa articulação esférica e de encaixe funciona como a articulação esférica de um carro, conectando a roda ao eixo, permitindo que você gire em direções diferentes enquanto apoia o corpo. A bola (cabeça femoral) fica na extremidade superior do osso da coxa (fêmur) e se encaixa em um encaixe (acetábulo). A cartilagem (uma camada de tecido macio e liso) cobre a bola e reveste o encaixe, permitindo que a bola se mova facilmente no encaixe. Você recebe apenas uma camada desta cartilagem em sua vida; quando está danificado ou desgastado, não pode se reparar.
Dor no Quadril
Existem várias causas de dor no quadril. Eles geralmente podem ser divididos em três categorias: problemas primários do quadril, problemas secundários do quadril e dor referida de outras áreas. A dor primária no quadril geralmente resulta de problemas no interior da articulação real do quadril, que inclui a cabeça do fêmur (a bola na parte superior do osso da coxa), a cavidade do quadril (acetábulo) e o labrum (tecido mole que circunda a cavidade). Essa dor pode ser causada pelo desgaste da cartilagem da cabeça ou do fêmur (artrite), lágrimas labrais, anormalidades da forma da bola e do soquete (impacto femoroacetabular), inflamação dos tecidos dentro da articulação (sinovite), fratura ( fraturas por estresse ou lesão) ou infecção. Os problemas secundários do quadril são causados por lesão, fraqueza ou inflamação das estruturas ao redor do quadril, especificamente dos músculos, tendões e tecidos moles. A dor no quadril pode estar relacionada à lesão de qualquer músculo ou tendão (tensão / ruptura muscular, tensão / ruptura do tendão) ou inflamação desses mesmos músculos, tendões ou tecidos moles. Curiosamente, a fraqueza dos músculos ao redor do quadril também pode resultar em dor. A dor referida é a dor proveniente de outras áreas do corpo que irradiam para o quadril ou parecem que a dor ocorre no quadril. Essas áreas incluem a região lombar (nervo comprimido), articulação sacroilíaca (inflamação de uma articulação na pelve), fraqueza muscular, joelho (artrite ou lesão) e outras. O tratamento da dor no quadril exigiria uma avaliação por um médico. Isso incluiria investigar o momento e a localização da dor, um exame físico e raios-X da área que é dolorosa.
Artrite do Quadril
Artrite refere-se simplesmente à inflamação de uma articulação que causa dor, inchaço, rigidez, instabilidade e frequentemente deformidade. A artrite severa do quadril e a dor no quadril podem interferir nas atividades de uma pessoa e podem limitar seu estilo de vida. Se você estiver com dor no quadril causada pela artrite do quadril, é importante saber que existem tratamentos disponíveis. Existem vários tipos de artrite que podem afetar uma articulação. Os mais comuns observados são osteoartrite (doença articular degenerativa), artrite reumatóide, artrite psoriática e lúpus. A artrite reumatóide, psoriática e lúpica está frequentemente associada a outras condições que podem exigir tratamento por um reumatologista ou outro médico. Osteoartrite ou doença articular degenerativa é o tipo mais comum de artrite que ocorre mais comumente nos quadris, joelhos, tornozelos, e articulações dos pés. A osteoartrite também é conhecida como “artrite de desgaste”, uma vez que a cartilagem simplesmente se desgasta. Quando a cartilagem se desgasta, o osso é submetido a graus mais altos de estresse, o que causa dor, rigidez e incapacidade. Se a artrite é grave e toda a cartilagem se desgasta, os ossos podem esfregar juntos, causando o que algumas pessoas chamam de “artrite óssea nos ossos”.
Causas e fatores de risco
A razão mais frequente para a osteoartrite é genética, uma vez que a durabilidade da cartilagem de cada indivíduo é baseada em genes. Se seus pais têm artrite, você também pode estar correndo o risco de sofrer de uma doença articular degenerativa. Além disso, a osteoartrite pode ser resultado de um trauma passado, condições metabólicas como gota, cirurgia anterior ou resultado de sua própria anatomia.
Sintomas
A dor é o sintoma mais frequente em pacientes com osteoartrite do quadril. A dor da artrite do quadril é geralmente descrita como sendo na virilha ou na coxa. A dor é frequentemente agravada pela atividade e aliviada pelo descanso. Pode ocorrer à noite e, em casos graves, impedir o sono. Pacientes com artrite do quadril também tendem a ter rigidez e muitas vezes mancar quando andam. Eles podem ter dificuldade em subir e descer escadas e calçar sapatos e meias.
Artroscopia do Quadril
A artroscopia do quadril é um procedimento cirúrgico que envolve a inserção de uma pequena câmera na articulação do quadril para procurar danos e determinar a melhor maneira de tratar a lesão atual. Esse procedimento envolve um pequeno corte (incisão), do tamanho de uma casa de botão, em vez de incisões maiores usadas em operações tradicionais. Todos os outros detalhes envolvidos nesta cirurgia, como tempo de recuperação, duração do procedimento, etc., dependem da gravidade da lesão no quadril e da dificuldade de corrigi-la. A maioria de todas as pessoas que fazem uma artroscopia do quadril pode retornar a atividades completas e irrestritas após o procedimento.
A artroscopia do quadril geralmente é realizada sob anestesia geral, que é quando você é colocado para dormir durante o procedimento. Antes da cirurgia, você será avaliado por um anestesista para determinar a quantidade correta de anestesia necessária.
Logo antes do procedimento, as linhas são tipicamente desenhadas na perna para ajudar a mostrar estruturas anatômicas específicas, como ossos, nervos e vasos sanguíneos. Linhas também são desenhadas para mostrar os posicionamentos e portais da incisão para o artroscópio.
No início do procedimento, sua perna será afastada do soquete o suficiente para que o cirurgião insira instrumentos, veja toda a articulação e realize os tratamentos necessários. Isso é chamado de tração.
Uma vez aplicada a tração, uma pequena punção aproximadamente do tamanho de uma casa de botão é feita para o artroscópio. O fluido flui através do artroscópio para manter a visão clara e controlar qualquer sangramento.
Depois que o cirurgião dá uma boa olhada em sua articulação e determina o problema, eles inserem outros pequenos instrumentos através de uma incisão separada para repará-la. Existem vários procedimentos que podem ser realizados, dependendo da situação específica. Alguns exemplos incluem:
- Aparar esporões ósseos causados por FAI (impacto femoroacetabular);
- Alise ou repare a cartilagem rasgada;
- Remova o tecido sinovial inflamado.
A duração do procedimento depende da sua lesão específica.