Ortopedista Especialista em Mão

Ortopedista Especialista em Mão

ortopedista brasilia trauma

A mão e o pulso consistem em dezenas de ossos, articulações, ligamentos, tendões e músculos que precisam trabalhar juntos de maneira uniforme em várias posições centenas de vezes por dia. Como tal, muitas vezes requerem cuidados médicos altamente especializados quando são feridos.

A mão é uma área muito complexa do corpo, pois é composta por 19 ossos e numerosos tendões e ligamentos. Existem quatro seções da mão, dedos, palma da mão, dorso e punho, usadas para descrever ou inspecionar uma lesão. A mão e o pulso são usados ​​mais do que quaisquer outras articulações do corpo, tornando uma lesão ou dor na área significativamente mais impactante para a vida cotidiana. Devido à complexidade, é altamente recomendável que um paciente seja tratado por um especialista em mãos.

Lesões Comuns na Mão

Síndrome do túnel carpal

A lesão mais comum do pulso é a síndrome do túnel do carpo (STC), que é o aumento da pressão sobre um nervo dentro do pulso. Existem oito ossos do punho do carpo, um único ligamento, nove tendões e um nervo que compõe o túnel do carpo, de modo que mesmo uma pequena quantidade de inchaço pode exercer uma grande pressão sobre o nervo, resultando em dor que pode afetar a vida diária da pessoa. paciente.

Existem inúmeros fatores que podem contribuir para a STC, como lesão no punho, uso excessivo, artrite, tumores, obesidade, diabetes ou hipotireoidismo. Os primeiros sintomas frequentemente experimentados são dormência e formigamento no polegar, indicador, lado médio e radial do dedo anelar.

Para determinar melhor o tratamento da STC, geralmente é necessário um raio-x. Se os sintomas são mais graves, a cirurgia é necessária para abrir espaço para o nervo dentro do túnel do carpo.

Fraturas escafoides

Dentro do túnel do carpo, o único osso que sustenta mais lesões é o escafoide. O escafoide é melhor descrito como uma bola na articulação do punho que permite o movimento do punho em forma de dobradiça. A colocação desse osso não permite fluxo sanguíneo adequado; portanto, qualquer lesão, como uma fratura, normalmente resulta em cirurgia. Sem sangue suficiente, o osso é incapaz de curar por si próprio.

Se a lesão escafoide for deixada sem tratamento, o paciente pode desenvolver perda de movimento no punho e artrite. O tratamento de uma fratura escafoide pode incluir um molde para imobilizar o pulso até a lesão cicatrizar ou um parafuso pode ser inserido para realinhar o osso, além de usar um molde por 6 a 12 semanas.

Fraturas no Pulso

Os termos “fratura do punho” ou “pulso quebrado” podem ser confusos ou pouco claros, porque há muitos ossos dentro e ao redor do pulso.

O tipo mais comum de fratura do punho é uma fratura do rádio distal, que é uma ruptura próxima à extremidade do punho do osso do rádio longo no antebraço. Essa fratura geralmente ocorre como resultado de uma queda em uma mão estendida.

Existem vários outros tipos possíveis de fraturas no punho que podem ocorrer. O segundo tipo mais comum de fratura de punho é uma fratura escafoide.

No pulso, existem oito pequenos ossos redondos que se assentam em duas filas, incluindo o osso escafoide. O osso escafoide está próximo da base do polegar, logo acima do osso longo do antebraço, o raio.

As fraturas escafoides quase sempre são o resultado de uma queda na mão estendida, mas também podem ocorrer como resultado de atividades esportivas ou acidentes de carro.

Tendinite Flexora

O tendão flexor conecta os músculos ao osso da sua mão. Quando há tensão nos tendões, pode ocorrer tendinite flexora, dificultando e dolorosamente dobrar o polegar ou os dedos. Às vezes, a tendinite flexora pode parar completamente o movimento da mão.

Lesões Súbita (Aguda) do Dedo, Mão e Pulso

Embora a maioria dos nossos movimentos não cause problemas, são comuns pequenos ferimentos no dedo, mão ou punho que causam dor ou inchaço. pode evoluir a partir do desgaste diário, ferimentos ou uso excessivo.

Algumas das lesões mais comuns nos dedos, mãos e pulsos incluem hematomas, entorse, lesões específicas nos ligamentos (polegar do esquiador), lesões nos tendões (dedo em martelo), distensões (músculos puxados), ossos quebrados (fraturas), lesões por esmagamento Síndrome do Compartimento e luxações.

Neurite Ulnar

A neurite ulnar, também conhecida como síndrome do túnel cubital, é uma inflamação do nervo ulnar no braço que causa dormência ou fraqueza na mão. O nervo ulnar dá sensação ao dedo mindinho e metade do dedo anelar e é mais conhecido como “osso engraçado”. O nervo ulnar controla a maioria dos músculos pequenos da mão, que ajudam com movimentos delicados, e alguns dos músculos maiores do antebraço, que ajudam a criar um aperto forte.

Atividades que colocam pressão constante contra o nervo ulnar no cotovelo ou punho podem causar neurite ulnar. Também pode ser causado por movimentos repetitivos no cotovelo ou punho.

Tendinite do Punho

Quando um tendão – os grossos cordões fibrosos que ligam o músculo ao osso – fica inflamado ou irritado, a condição é chamada tendinite. Causa dor e sensibilidade do lado de fora de uma articulação, como o pulso. Tendinite pode ocorrer em qualquer um dos seus tendões.

A tendinite do punho é uma condição comum caracterizada por irritação e inflamação da articulação do punho, onde muitos tendões circundam a articulação. A tendinite do punho geralmente afeta um dos tendões, mas também pode envolver dois ou mais. A tendinite do punho geralmente ocorre em pontos em que os tendões se cruzam ou passam sobre uma proeminência óssea.

Gatilho do Dedo

O dedo no gatilho, também chamado polegar do gatilho, é uma condição na qual um dedo fica preso na posição dobrada e depois se encaixa.

Quando o tendão do dedo afetado fica inflamado, ocorre o dedo no gatilho. Geralmente afeta mulheres, pessoas com diabetes ou artrite e pessoas cujas atividades regulares sobrecarregam as mãos. Os sintomas podem incluir rigidez, sensação de estalar ou clicar e ternura no dedo afetado.

Artrite Reumatoide da Mão

A artrite reumatoide, também chamada de AR, é um distúrbio inflamatório crônico que afeta muitas articulações, incluindo as da mão. Na artrite reumatóide, o sistema imunológico do corpo ataca seu próprio tecido, afetando o revestimento das articulações e causando inchaço doloroso. Com o tempo, a inflamação pode causar erosão óssea e deformidade articular.

A artrite reumatoide é comum, com mais de 200.000 casos nos Estados Unidos a cada ano. A condição não pode ser curada, mas o tratamento pode ajudar. Fisioterapia e medicamentos podem ajudar a retardar a progressão da doença. Muitos casos são tratados com uma classe de medicamentos chamados anti-reumáticos (DMARDS).

Artroscopia do Punho

A artroscopia do punho é uma técnica minimamente invasiva que pode ser usada para fins de diagnóstico e também para intervenções terapêuticas. Introduzida pela primeira vez em 1979, a artroscopia do punho foi aceita como ferramenta de diagnóstico em meados da década de 1980.

A artroscopia do punho utiliza um pequeno instrumento de fibra ótica chamado artroscópio que permite ao cirurgião ver dentro da articulação, sem fazer grandes incisões nos músculos e tecidos.

traumatologia do esporte

A traumatologia esportiva é um ramo da medicina que se concentra na prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões relacionadas ao esporte. Lesões esportivas podem ocorrer repentinamente, devido a excesso de treinamento, não treinamento adequado, má técnica, uso de roupas inadequadas e falta de condicionamento físico, entre outras causas. Os tratamentos utilizados permitem que a pessoa retorne à sua rotina de treinamento normal o mais rápido possível e nas melhores condições.

O tratamento correto na traumatologia esportiva sempre será baseado no histórico médico de cada atleta, que deve incluir histórico pessoal e familiar, histórico de lesões, histórico cirúrgico e questões ortopédicas. As informações coletadas em um exame de admissão esportiva serão incluídas, avaliando as informações posturais, o músculo esquelético, as articulações, os ligamentos e a aptidão física; também serão incluídos fatores de risco para possíveis lesões de acordo com o esporte.

As principais lesões do Joelho causadas por práticas esportivas e atividades físicas são:

Artrose: É um dos sinais mais frequentes de desgaste das articulações. Causa dor intensa e pode levar à rigidez das articulações. Pode ser causada por trauma, ou por atividades esportivas de alto impacto, que causam lesão condral localizadas ou difusas.

Ruptura do ligamento cruzado anterior: No caso de uma ruptura do ligamento cruzado anterior, que ocorre com frequência, a pessoa afetada pode apresentar instabilidade na articulação do joelho. O tratamento padrão para ruptura do ligamento cruzado anterior é a reconstrução artroscópica do ligamento cruzado com tendões flexores, patelar ou quadriciptal, podendo ser usados enxertos de bancos de enxerto, e fisioterapia pré e pós operatória para reabilitação.

Ruptura do menisco: A lesão meniscal aguda está associada ao inchaço, dor ao exercício e limitação da mobilidade; em caso de grandes lesões, pode até causar um bloqueio no joelho. Um exame de ressonância magnética mostra a extensão exata da lesão, quando recomendações específicas de terapia podem ser dadas.

Ortopedia

  • GERAL

  • Coluna

  • Quadril

  • Joelho

  • Mão

  • Traumatologia

Ortopedista Especialista em Mão

Dr. Juliano Francisco
Medico Ortopedista e
Cirurgião de Joelho
CRM-DF 12961
TEOT 11127
RQE 7229
RQE 176053

Agende pelo Whatsapp
Agende pelo Whatsapp

VEJA OUTROS DESTAQUES

Go to Top