Ortopedista Especialista em Cotovelo

Ortopedista Especialista em Cotovelo

ortopedista brasilia medicina esportiva

O cotovelo é uma articulação que conecta o osso úmero do braço aos ossos do rádio e da ulna do braço através de uma complexa rede de músculos, ligamentos e tendões. Mais do que uma simples dobradiça, o arranjo exclusivo desses tecidos também permite a rotação. O tratamento de lesões e doenças requer conhecimento especializado.

Lesões do Cotovelo em Atletas

O arremesso excessivo coloca um estresse extremamente alto no cotovelo e, quando repetido, leva a lesões graves por uso excessivo, especialmente em arremessos de atletas como arremessadores de beisebol.

As lesões de arremesso comuns do cotovelo incluem tendinite flexora, lesão do ligamento colateral ulnar (UCL), sobrecarga de extensão do valgo (VEO), fraturas por estresse do olécrano e neurite ulnar.

Para saber mais sobre arremessos de cotovelo, tratamentos não cirúrgicos e cirurgia de Tommy John no cotovelo para lesões de UCL, clique no link abaixo.

Fratura por Estresse do Olecrano

Uma ruptura na “ponta” óssea do cotovelo é chamada de fratura de olecrano. O olécrano é o segmento pontudo do osso e parte da ulna. É um dos três ossos que se juntam para formar a articulação do cotovelo.

Como o olécrano está posicionado diretamente sob a pele do cotovelo, ele não possui muita proteção contra músculos ou outros tecidos moles. Se você sofrer um golpe direto no cotovelo ou cair em um braço estendido, ele poderá se quebrar facilmente. Uma fratura de olécrano pode ser muito dolorosa e dificultar ou impossibilitar o movimento do cotovelo. As fraturas por estresse de olécrano podem ocorrer devido a abuso e uso excessivo extremos, como atletas que jogam com frequência.

Cotovelo de Jogador de Tênis

O cotovelo de tenista (epicondilite lateral) é causado pela inflamação dos tendões que ligam o músculo do antebraço (extensor radial brevis do carpo) às protuberâncias ósseas externas na parte inferior do osso longo do braço (úmero) chamado epicôndilo lateral.

Não se limitando a tenistas, o cotovelo de tenista pode ocorrer em qualquer um que tensione os tendões do antebraço. No tênis, manobras como um backhand de uma mão com pouca forma ou técnica, um balanço tardio do forehand, resultando em flexão significativa do pulso ou rotação e estalo do pulso enquanto serve com força total, pode levar ao cotovelo de tenista.

O cotovelo de tenista também pode ocorrer a partir de movimentos repetitivos do pulso. Esses movimentos podem incluir tênis, corte de sebe, uso excessivo de martelo ou chave de fenda, pintura ou qualquer atividade que exija agarrar ou apertar constantemente.

Alguns sintomas e sinais do cotovelo de tenista incluem sensibilidade do lado de fora do cotovelo, dor nos músculos do antebraço, dor no cotovelo ao agarrar ou segurar um objeto e rigidez matinal do cotovelo com dores persistentes.

Sobrecarga de Extensão do Valgo

A sobrecarga da extensão do valgo é uma lesão comum entre os atletas que jogam e também é conhecida como ‘Cotovelo do Jarro’. Arremessos repetitivos, como no arremesso de beisebol, causam grande estresse no cotovelo.

Quando os ossos do olécrano e do úmero são torcidos durante o arremesso, os força a se unir. Isso pode desgastar gradualmente a cartilagem protetora do olécrano.

Os arremessadores com sobrecarga de extensão em valgo geralmente apresentam dores na ponta do cotovelo nas fases de desaceleração e acompanhamento do arremesso. Pode haver uma dor aguda ou uma sensação de ruptura quando eles soltarem a bola. A dor geralmente aumenta com o tempo e só acontece durante o arremesso e não em outras atividades diárias. Outros sintomas podem acompanhar a dor, incluindo dormência, formigamento e perda de velocidade ou controle.

Debridem Artroscópico do Cotovelo

Realizado sob anestesia local com sedação ou anestesia geral, esse procedimento ambulatorial permite ao cirurgião examinar a cartilagem, ossos, ligamentos e tendões do cotovelo quanto a danos ou distúrbios. Uma pequena câmera, chamada artroscópio, é inserida no cotovelo por uma incisão muito pequena. A câmera oferece ao cirurgião uma visão aproximada de todo o procedimento em um monitor.

Aspiração do Olecrano Bursa

A bolsa do olécrano está localizada na parte de trás do cotovelo (o olécrano) entre a pele e o osso. É um pequeno e fino saco cheio de líquido que fornece amortecimento para os ossos, tendões e ligamentos da articulação. Se a bursa ficar irritada ou inflamada, o líquido começará a se acumular dentro dela, levando ao desenvolvimento de bursite por olécrano.

A aspiração da olecranona bursa alivia a dor e o inchaço no cotovelo causados ​​por bursite ou inflamação da bursa.

Este procedimento não cirúrgico remove o fluido da bolsa com uma agulha. Uma aspiração pode proporcionar alívio dos sintomas e ajuda o médico a determinar exatamente o que está causando dor ao redor do cotovelo.

Síndrome do Túnel Cubital

A síndrome do túnel cubital ocorre quando o nervo ulnar (também conhecido como “osso engraçado”) é pressionado ou esticado, causando dormência ou formigamento no anel e nos dedos pequenos, dor no antebraço e fraqueza na mão.

Os sintomas mais comuns incluem dormência e formigamento na mão ou no anel e dedo mindinho, especialmente quando o cotovelo está dobrado, dormência e formigamento à noite, dor nas mãos, aperto fraco no braço e na mão afetados, diminuição da coordenação dos dedos e dor dolorosa no cotovelo. o interior do cotovelo.

Bursite do Cotovelo

Uma condição comum que causa dor e inchaço na parte de trás do cotovelo, a bursite do cotovelo é uma inflamação da Bursite de olecrano. A bolsa do olecrano é um saco fino e cheio de líquido localizado na ponta óssea do cotovelo (o olecrano).

Também chamada bursite de olecrano, a bursite do cotovelo geralmente responde a tratamentos não cirúrgicos simples, como remédios e cuidados pessoais em casa. Bursa infectada ou bursite crônica geralmente requerem tratamentos mais invasivos.

Lesões de Placa de Crescimento do Cotovelo

As lesões da placa de crescimento do cotovelo são quebras (fraturas) na extremidade do osso do braço (úmero) ou osso do braço (rádio ou ulna), onde elas se juntam para formar a articulação do cotovelo. Placas de crescimento são áreas de cartilagem no final de um osso onde é feito novo osso.

Nos adultos, essas áreas fecham à medida que o osso para de crescer. Essas áreas permanecem abertas em crianças e adolescentes. As placas de crescimento são um dos pontos mais fracos da parte superior do braço, porque são zonas abertas de cartilagem mole e mais fracas que os ligamentos e músculos.

Se não for tratada imediatamente, uma fratura na placa de crescimento pode causar crescimento lento ou problemas com a forma do osso. Para ajudar a reduzir o risco de uma lesão leve se tornar mais grave, a detecção precoce é muito importante.

Pequena Liga no Cotovelo (Apofisite Medial)

A pequena liga no cotovelo (apofisite medial) é uma lesão causada quando o arremesso repetitivo cria uma força excessivamente forte nos tendões e ligamentos do cotovelo. É a lesão mais comum que afeta os arremessadores de beisebol jovens. Isso pode ocorrer quando são utilizadas técnicas inadequadas de arremesso, como arremessar a bola com muita força ou com muita frequência.

Os sintomas podem incluir inchaço e dor na parte interna (medial) do cotovelo. A dor pode limitar o movimento do braço. O cotovelo do ligeiro pequeno pode ser sério se ficar agravado, interrompendo o crescimento ósseo normal.

Lesão por Hiperextensão do Cotovelo

A lesão por hiperextensão do cotovelo acontece quando você estende o cotovelo para trás mais do que deveria. Quando a articulação do cotovelo se move para fora de sua amplitude de movimento normal, ela danifica os ossos e os tecidos moles da articulação. A hiperextensão pode deslocar ou até fraturar o cotovelo.

Essa lesão ocorre principalmente para aqueles que praticam esportes de contato ou praticam outras atividades físicas extenuantes. Também acontece durante uma viagem ou queda quando o cotovelo é estendido para amortecer uma queda. Essa lesão pode ser dolorosa e levar várias semanas para cicatrizar.

Ortopedia

  • GERAL

  • Coluna

  • Quadril

  • Joelho

  • Mão

  • Traumatologia

Ortopedista Especialista em Cotovelo

Dr. Juliano Francisco
Medico Ortopedista e
Cirurgião de Joelho
CRM-DF 12961
TEOT 11127
RQE 7229
RQE 176053

Agende pelo Whatsapp
Agende pelo Whatsapp

VEJA OUTROS DESTAQUES

Go to Top